Quem Sou

A escolha do fotógrafo é uma das decisões mais importante que fará nos meses que antecedem o dia do seu casamento. É o trabalho deste profissional que vai imortalizar o seu grande dia, o dia em que você e a sua melhor metade assumem o compromisso de se amarem em tudo e apesar de tudo. Cinco, dez, quinze ou vinte anos depois; quando se sentir nostálgica e quiser reviver esse dia ou mostrá-los aos seus filhos, poderá contar apenas com as bonitas fotos que foram tiradas nesse dia. A tarefa é hercúlea mas a Zankyou quer ajudar. Por isso, apresenta-lhe hoje o trabalho da Margarida Mendes Ferreira. É ela a mulher à frente da Multifoto.

Diz a sabedoria popular que «filho de peixe, peixinho é» e aqui está um caso para levar esta sabedoria à letra. Os pais da Margarida eram fotógrafos e ela cresceu entre a casa, a escola e o estúdio, rodeada ora de livros, ora de lentes e objectivas. Ainda estudou Direito, mas rapidamente trocou o Manual de Direito pelo Grande Manual da Fotografia: esta arte falou mais alto. Aposta muito na formação (nas que fez e nas que continua a fazer, todos os anos, frequentando inúmeras formações). Sabe que tem de estar sempre actualizada e quer saber sempre mais sobre as novas técnicas e tendências. Do amor pela fotografia às reportagens fotográficas para casamentos foi um pequeno (e feliz) passo. O fotojornalismo foi o estilo com o qual sempre se identificou e ao qual se tem mantido fiel nos 16 anos em que está à frente da Multifoto.

Quando lhe perguntamos como define o seu trabalho, a Margarida não tem dúvidas: espontâneo e minimalista. «Menos pose, menos artifícios, mais espontaneidade», diz-nos. E confessa-nos ainda as influências do marido, arquitecto e companheiro nas reportagens aos fins de semana. Foi ele quem lhe ter transmitiu um olhar mais educado, mais simples, claro, linear e rigoroso. «Less is more» é o mote, “herdado” de outro grande arquitecto, Ludwig Mies van der Rohe. É este mote que dita a simplicidade das suas imagens. E nós subscrevemos: o amor já é tão bonito que na maior parte dos momentos dispensa artefactos.

Tão importante quanto estilo e técnica é a relação que o fotógrafo estabelece com os noivos e a Margarida sabe disso. Não esconde que é menina para se emocionar em muitos dos casamentos de que participa. E não esconde que invariavelmente «os casais ficam a ser nossos amigos, fazemos parte da vida deles para os restantes momentos felizes». Melhor ainda, o sentimento é mútuo. «Tenho que agradecer em especial à Margarida, por todos os bons momentos que passamos na jornada e por ter conseguido a memorização perfeita através da fotografia do nosso dia tão especial. Trabalho 5 estrelas», são palavras da Joana Belo, uma entre muitas “noivas” felizes!

A Margarida trabalha por amor e para o amor: «Sou fotógrafa por paixão», confessa. E o portfolio da Multifoto incluí muitos outros registos fotográficos de momentos felizes: Sessões de grávida, Sessões de recém-nascidos, Sessões de família, Baptizados. A Mutifoto está presente em muitos outros momentos felizes da vida das suas noivas. À medida que a vida acontece, as noivas que a Margarida fotografou voltam a contactar a empresa. Porque é sempre bom regressar ao sítio onde fomos felizes.

A empresa é orgulhosamente pequena e quer continuar assim… A Multifoto faz apenas duas reportagens por dia para assegurar a qualidade e coerência do trabalho. E é assim que a equipa da Multifoto consegue estabelecer com os casais que acompanha uma relação estreita e muito pessoal, desde a primeira reunião até à entrega do trabalho final. Há inclusive noivos que marcam a data do casamento em função da disponibilidade da agenda da Multifoto porque fazem questão em serem fotografados pela Margarida. Este tipo de consideração e reconhecimento é o que a move. Os dias são longos e trabalhosos mas felizes. «É uma vida de muito trabalho, muita entrega mas fico sempre de coração cheio após cada sessão, cada casamento, cada retrato».

MagazinePhoto

“Best photo of the year”

2015

While we were eager to celebrate our wedding in style, it wouldn’t be possible without a wedding photographer! Mary

Thanks to this studio’s masters, all of our kids were subdued and shot onto a family portrait in no time! Sally

Doing a series of highly artistic portraits of myself was so fun here! The photographers at this studio are so good! Diane